quinta-feira, 19 de abril de 2012

FILMES SOBRE O DIA DO ÍNDIO

O GUARANI





A Versátil apresenta O Guarani, uma superprodução do cinema brasileiro dirigida por Norma Bengell (Eternamente Pagu) e baseada no clássico romance de José de Alencar. Destaque ainda para o ótimo elenco, que inclui Márcio Garcia, Glória Pires, Herson Capri, José de Abreu, Cláudio Mamberti, entre outros.  
 No Brasil do século 17, uma família de colonizadores portugueses, cujo patriarca é Dom Antônio, vive numa fortaleza construída próxima às terras dos índios Aimorés. A família e os índios, especialmente Peri, da tribo dos Goytacazes, vivem em paz até serem perturbados por Loredano, um ex-padre que lidera uma conspiração e provoca a morte de uma Aimoré. A tribo revoltada massacra toda a família portuguesa, porém há uma sobrevivente, Ceci, filha de Dom Antônio, que consegue escapar graças à ajuda de Peri. Explode entre eles uma paixão incondicional que irá unir as duas culturas. 






                                                        TAINÁ




Tainá (Eunice Baía), uma indiazinha de 8 anos, vive na Amazônia com seu velho e sábio avô Tigê, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Ao longo de aventuras cheias de peripécias, ela conhece o macaco Catu ao salvá-lo fas garras de Shoba, um traficante de animais. Perseguida pela quadrilha, ela foge e acaba conhecendo a bióloga Isabel e seu filho Joninho (Caio Romei), um menino de dez anos que mora a contragosto na selva. Depois de um desentendimento inicial, o garoto consegue superar os limites de menino da cidade e ajuda Tainá a enfrentar os contrabandistas, que vendem animais para pesquisas genéticas no exterior. Juntos, os dois aprendem a lidar com os valores destes dois mundos: o da selva e o da cidade.





             UM HOMEM CHAMADO CAVALO




Richard Harris estrela esta épica e maravilhosa história, que retrata realisticamente a vida dos índios Sioux americanos no início do século IXX. Quando um senhor inglês é capturado por uma tribo indígena Sioux, e é dado de presente à mãe do chefe (Dame Judith Anderson) para ser seu criado. Gradualmente, ele abraça o modo de vida da tribo e apaixona-se pela irmã do Chefe. Mas antes, ele deverá ser aceito com honra e coragem como um guerreiro da tribo. Então, deverá suportar o 'Voto do Sol' - um ritual selvagem com um sacrifício muito além do que qualquer um possa sonhar no mundo civilizado. Um faroeste ímpar, com uma interpretação irretocável de Harris e um figurino perfeito criado pela melhor equipe de pesquisa de arte de Hollywood.



              O ÚLTIMO DOS MOICANOS




O Último dos Moicanos do diretor/roteirista Michael Mann é uma história de amor sem fronteiras, uma recriação detalhada da turbulenta América colonial e uma saga excitante sobre a guerra entre ingleses e franceses, no século XVIII, por um pedaço do solo americano. Daniel Day-Lewis interpreta Hawkeye, um homem criado por índios e que luta por justiça e pelos princípios moicanos. Madeleine Stowe é Cora Munro, filha de um oficial britânico. Eles se apaixonam e juntos enfrentam a ira do cruel e vingativo Magua, nesta superprodução vencedora do Oscar® de Melhor Som, em 1992. 






segunda-feira, 16 de abril de 2012

                               HISTÓRIA SOBRE TIRADENTES



Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal, batizado em12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro21 de abril de 1792) foi um dentista,tropeiromineradorcomerciantemilitar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.
O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem.







                           HISTÓRIA SOBRE O DESCOBRIMENTO DO BRASIL


Descoberta, ou descobrimento do Brasil refere-se à chegada, em 22 de abril de 1500, da frota comandada por Pedro Álvares Cabral ao território onde hoje se encontra o Brasil. O termo "descobrir" é usado nesse caso em uma perspectiva eurocêntrica, referindo-se estritamente à chegada de europeus, mais especificamente portugueses, às terras de "Vera Cruz", o atual Brasil, que já eram habitadas por vários povos indígenas. Tal descoberta faz parte dos descobrimentos portugueses.
Embora quase exclusivamente utilizado em relação à viagem de Pedro Álvares Cabral, o termo "descoberta do Brasil", também pode referir-se à suposta chegada de outros navegantes europeus antes dele. Esse é o caso das possíveis expedições de Duarte Pacheco Pereira em 1498 e mais tarde do espanhol Vicente Yáñez Pinzón em 26 de janeiro de 1500.








domingo, 15 de abril de 2012

FILMES SOBRE O DESCOBRIMENTO DO BRASIL


                                                        MAUÁ O IMPERADOR E O REI




Esta é a fantástica história de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde e Barão de Mauá, um dos homens mais ricos e poderosos que o Brasil já conheceu. Evangelista de Souza começou a trabalhar ainda menino. Ambicioso e empreendedor, ele foi ocupando cargos, até que aos 30 anos de idade construiu a primeira indústria brasileira. Invejado e perseguido pelos ingleses, que dominavam o mercado na época, Mauá passou por momentos de crise, mas soube dar a volta por cima.
Estrelado por Paulo Betti, Malu Mader, Othon Bastos, Antonio Pitanga e Rodrigo Penna (no papel de Dom Pedro II), Mauá - O Imperador e o Rei é um filme obrigatório. 



BRAVA GENTE BRASILEIRA




Pantanal, 1778. Um grupo de soldados acompanha Diogo (Diogo Infante), cartógrafo recém-chegado, enviado pela Coroa Portuguesa para fazer um levantamento topográfico da região. O grupo se encaminha para o Forte Coimbra, que vive em guerra com os índios cavaleiros, com os quais os portugueses tentam selar um acordo de paz. No caminho do forte, um batedor descobre um grupo de mulheres índias tomando banho perto do rio. Elas são estupradas pelos soldados e também por Diogo, forçado por Pedro (Floriano Peixoto), chefe do grupo, a participar do ato. Chegando ao Forte, Diogo é obrigado a se defrontar com esse novo mundo, a crescente ferocidade de Pedro, a fantasia de Antônio (Buza Ferraz) em encontrar minas de prata e a estranha cultura dos índios cavaleiros. 


DIÁRIO DE UM MUNDO NOVO





Em 1752, um navio cruza o oceano Atlântico. A doença e a fome comandam
a embarcação. Um dos passageiros chama-se Gaspar de Fróes (Edson Celulari), médico e escritor. Seus diários descrevem os percalços da viagem, a chegada ao Brasil, a luta entre as coroas de Castela e Portugal, a descoberta do amor. Ele se apaixona por Maria (Daniela Escobar), esposa de um influente militar português. Mas são tempos de conflito e desesperança. E qualquer gesto de afeto pode ser interpretado como uma declaração de guerra.


                                                               DESMUNDO 



Em 1570, chega ao Brasil um grupo de órfãs enviadas pela Rainha de Portugal para desposar os primeiros colonizadores. Entre elas, vem Oribela (Simone Spoladore), entregue em casamento a Francisco de Albuquerque (Osmar Prado), um homem rude que a leva para morar com sua família em um ambiente afastado. Oribela estranha o marido, a sogra, a cunhada e a inóspita paisagem e, por isso, foge pensando em voltar para Portugal. Francisco a recaptura e a acorrenta num galpão. Mas ela não está disposta a desistir e consegue a ajuda de Ximeno, um pescador amigo, para livrá-la da perseguição do marido e fazê-la voltar para a sua terra. 


CARLOTA JOAQUINA



                              
Espanha, 1785 - Carlota Joaquina (Marieta Severo) uma infanta que foi prometida para D. João VI, aos 10 anos de idade recebe o retrato do seu futuro esposo e é obrigada a partir para Portugal levando consigo, somente sua herança familiar. Chegando em seu novo país, Carlota sofre uma grande decepção ao encontrar seu "prometido"... gerando muitas brigas, infidelidades e... muitos filhos. Com a morte de D. José, herdeiro do trono português e a declarada insanidade de Maria I, Carlota Joaquina e D. João VI herdam a coroa portuguesa. Porém, assustados com a Revolução Francesa e a aproximação do exército de Napoleão, resolvem fugir para sua colônia: o Brazil. "CARLOTA JOAQUINA" é uma produção esmerada que retrata a história do Brasil com requintes de época, sob direção de CARLA CAMURATI, uma ótima revelação do cinema brasileiro.